Projetos de Desenvolvimento em Execução

2015 – Atual
Revista Observatório
Descrição: A Revista Observatório é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem como missão atuar na promoção da discussão acadêmica e de estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. Possui editores na UFT, UNESP, Universidade do Minho (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e Universidade do Cabo (Cabo Verde). O propósito da Revista Observatório é constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Educação, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores na confluência dessas áreas em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior. A revista se pauta no princípio da democratização do conhecimento científico incentivando o acesso público, imediato e livre a todo o seu conteúdo publicado..
Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Coordenador), Cynthia Mara Miranda, Nelson Russo de Moraes e João Nunes da Silva.

2015 – Atual
Repositório Digital da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol)
Descrição: Desenvolvimento de repositório digital para a Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol) visando a divulgação da produção científica sobre o Processo de Bolonha. O repositório é hospedado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), junto a Biblioteca Central.
 
Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Coordenador), Rodrigo Barbosa e Silva, Daniela Barbosa de Oliveira, Nelson Russo de Moraes e João Nunes da Silva.

2015 – Atual
Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio
Descrição: O Projeto Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica de cursos da UFT e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT) das escolas públicas e da comunidade tradicionais, com foco na transferência de expertise, visando a publicização e popularização do que é desenvolvido pela ciência. Além disso, o projeto visa proporcionar o empoderamento de professores e alunos para o acesso e a apropriação comunitária de tecnologias sociais e bens informacionais que os habilitem a desenvolver projetos pedagógicos e de inovação em suas comunidades. Por meio de suporte teórico-prático e acompanhamento, se pretende criar uma cultura da criação e inovação junto aos professores e alunos das escolas públicas. Com esse projeto pretende-se divulgar a formação na área de pesquisa e inovação ao mesmo tempo em que se aproximam docentes, discentes da UFT, estudantes das escolas públicas e membros das comunidades tradicionais..
Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Coordenador), Rodrigo Barbosa e Silva, Daniela Barbosa de Oliveira e João Nunes da Silva.
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search