Pesquisa

Projetos de Pesquisa em Execução

2014 – Atual
Implementação do quadro de qualificações europeu na formação e no ensino de Comunicação Social e Jornalismo: estudo das estratégias de aplicação em Portugal
Descrição: O presente projeto de pesquisa, tendo como foco os processos de formação e o ensino em Comunicação Social e Jornalismo, tem como objetivos: compreender a dinâmica de transformação ocasionada pelo Quadro de Qualificações Europeu na formação e no ensino em Comunicação Social e Jornalismo em universidades portuguesas; comparar as estratégias de formação acadêmica em Portugal como caso ilustrativo do que vem ocorrendo na União Europeia no contexto do Processo de Bolonha, desencadeado desde 1998; estudar a dinâmica interna de universidades portuguesas na consolidação do Quadro de Qualificações Europeu; realizar trabalho documental com a coleta de fontes primárias, que deverão subsidiar estudos e relatórios sobre a temática; e, facilitar a geração de redes de pesquisadores com as universidades portuguesas.
 
Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Coordenador)
 
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2014 – Atual
Formação e ensino em Comunicação Social e Jornalismo na era dos blocos regionais (Brics, CPLP/Palops, Mercosul e União Europeia)
 
Descrição: A noção de blocos regionais surge com intensidade nos anos 1990, forjada a partir dos ideais de polarização econômica, política e militar da então chamada Guerra Fria. Esses blocos regionais evoluíram ampliando seus escopos das áreas comercial e financeiro, para marcos mais regulatórios, políticos, de segurança e educacionais. Dessa forma, a constituição desses blocos regionais e as relações inter-regionais reforçam uma nova identidade mundial globalizada. A pesquisa de quatro anos intitulada Formação e ensino em Comunicação Social e Jornalismo na era dos blocos regionais (Brics, CPLP/Palops, Mercosul e União Europeia) tem como objetivo recolher, sistematizar e analisar as práticas de formação e ensino em Comunicação Social e Jornalismo nos blocos regionais, a saber: Brasil, Rússia, Índia, China e à África do Sul (Brics), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) /Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), União Europeia e Mercado Comum do Sul (Mercosul)..
Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (Coordenador) e Daniela Barbosa de Oliveira
2014 – Atual
Análise da cooperação entre organizações sociais alemãs e brasileiras para a promoção do ensino em comunidades tradicionais amazônicas
Descrição: As relações entre a Alemanha e o Brasil se constituíram a partir de 1960, mas foi a partir de 1980 que se exponenciou a formação de associações alemãs que passaram a investir no Brasil por meio de parcerias diretas com organizações sociais brasileiras. Diante deste contexto, problematiza-se “quais os reflexos do investimento de comunidades alemãs na promoção do ensino no Brasil?” e para se chegar à composição de tese que responda a problemática, estabelece-se como objetivo geral “analisar os reflexos dos investimentos voluntários de organizações sociais alemãs na promoção do ensino no Brasil”. A pesquisa proposta é explicativa, ou seja vai determinar uma tese que sustentará resposta sobre a efetividade de tais investimentos, perpassando pelas necessárias fases exploratória (definição sustentada do fenômeno do investimento alemão em projetos educacionais de comunidades tradicionais amazônicas) e pela fase descritiva (abarcando os passos que levaram as organizações sociais brasileiras e alemãs a implementarem tal cooperação). A equipe de trabalho iniciará estudos bibliográficos (exploração bibliográfica) em livros, documentos e produções científicas que possam contribuir para o estabelecimento do estado da arte do tema pesquisado. Posteriormente, utilizando-se da técnica de estudo de caso investigará as relações internacionais de cooperação estabelecidas por uma organização social alemã em projetos educacionais de comunidades tradicionais amazônicas. Com a associação alemã ARABRAS (de assistência educacional) tomada como objeto de estudo de caso por meio da amostra não probabilistica intencional, a equipe irá mapear seus investimentos e levantar informações sobre a efetividade de seus resultados, para tanto serão analisados documentos (já foi autorizada análise de documentos e relatórios pela associação ARABRAS e seus parceiros no Brasil) e coletadas informações por meio de entrevistas com membros das comunidades beneficiadas, especialmente dentre egressos de projetos educacionais que receberam investimentos da Alemanha. As comunidades tradicionais (caracterizadas pelo Decreto 6040/2007) beneficiadas a serem visitadas e onde serão coletadas informações qualitativas são 1) Comunidade Tradicional de Remanescentes de Garimpo de Cristal de Pequizeiro (TO); 2) Comunidade Tradicional de Pescadores de Araguacema (TO); e 3) Comunidade Tradicional de Geraizeiros da região de Goianorte e Guaraí (TO). Com a análise dos resultados ter-se- ão subsídios para as respostas ao problema previamente estabelecido e para a consecução dos objetivos destacados. .
Integrantes: Nelson Russo de Moraes (Coordenador) e Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior
2015 – Atual
Cultura e diversidade no filme Escolarizando o mundo
Descrição: Visa analisar como se apresenta a questão da diversidade cultural no filme Escolarizando o mundo. Trata-se de um documentário produzido em parceria americana e indiana, de 2011, dirigido por Carol Back e faz uma crítica ao processo de tentativa de homogeneização cultural levada a cabo pelo Ocidente.
 
Alunos envolvidos: Graduação (1)
 
Integrantes: João Nunes da Silva (Coordenador)
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search